Pesquisa

Instagram Logo Contornado PR1cor1 Icone Email Logo Contornado PR1cor1 Icone UFRJ Horizontal Cor RGB OUVIDORIA

Divisão de Registro de Estudantes

Divisão de Acesso aos Cursos de Graduação

Núcleo de Educação a Distância

Procuradoria Educacional Institucional

Iniciada em 2013, as Jornadas de Formação Docente da UFRJ são eventos destinados à apresentação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos por bolsistas de Iniciação a Docência, supervisores e coordenadores de área do projeto PIBID-UFRJ,  a fim de promover a integração dos subprojetos e a valorização das ações de formação docente inicial e continuada em nossa universidade.

Neste ano, teremos a apresentação de setenta e cinco painéis, dos quais sessenta e nove foram submetidos pelos membros dos subprojetos do PIBID-UFRJ e  seis estão relacionados a projetos de formação docente desenvolvidos por membros externos ao PIBID-UFRJ. Contaremos, ainda, com a apresentação de 12 comunicações orais, realizadas pelos coordenadores de área, nas quais serão discutidos os objetivos e as ações dos subprojetos.

De modo a enriquecer o diálogo sobre questões relativas à docência e formação de professores, o evento terá a participação de duas eminentes pesquisadoras na área da Educação: a Dra. Clare Brooks, diretora do Institute of Education, University of London, e a Profa.Maria Das Mercês Ferreira Sampaio, da PUC/São Paulo.

A II Jornada de Formação Docente da UFRJ ocorrerá durante a 5a. Semana de Integração Acadêmica nos dias 7, 8 e 9 de Outubro de 2014 das 8h às 18h no Auditório Roxinho e anexos no CCMN.

Participem dessa oportunidade de reflexão sobre a formação docente através das experiências que vêm sendo desenvolvidas nos nossos cursos de licenciatura em articulação com as escolas públicas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Coordenação do PIBID-UFRJ

UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação