Ingresso na UFRJ

Educação Física

A Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) ministra, desde 1939, o curso de Licenciatura em Educação Física em tempo integral. Em 1994, a EEFD passou a oferecer o Bacharelado em Educação Física no horário noturno. Desde 2006, também é oferecida uma turma de Graduação (Bacharelado) a cada semestre, no período diurno.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Educação Física, de 18/02/2004, o curso de Licenciatura em Educação Física passou a formar profissionais exclusivamente para a Educação Básica, ou seja, para atuar nas escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio, bem como para desempenhar atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas do sistema formal de ensino.

O licenciado poderá também atuar em pesquisas relacionadas ao ensino e suas interfaces com outras áreas de estudo. Entretanto, os novos licenciados não podem atuar em academias, clubes e outros espaços não-escolares.

Já o Bacharelado em Educação Física forma profissionais para a área não-escolar (clubes, academias, centros comunitários, hotéis, associações recreativas, empresas e outros). Seu objetivo é formar o profissional de Educação Física para atuar no planejamento, orientação e avaliação de programas de atividades físicas e saúde para grupos de crianças, jovens, adultos e idosos em condições saudáveis ou integrantes de grupos especiais (com fatores de risco, portadores de deficiência, gestantes e outros).

O Bacharel em Educação física pode realizar pesquisas nessas áreas, entretanto, não está autorizado a atuar no ensino formal escolar.

{xtypo_code}Unidade: Escola de Educação Física e Desportos
Curso: Educação Física
Reconhecimento: Decreto-Lei 1212, 17/04/1939,
CEG/UFRJ, 18/08/1993; Vagas (Licenciatura MT): 200
Vagas (Bacharelado N): 100; (Bacharelado MT): 80
Duração recomendada:8 semestres (Bacharelado N) e 8 semestres (Licenciatura MT);
Tel.: 2562-6812 / 6813;
web: www.eefd.ufrj.br{/xtypo_code}